sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Valor do Trabalho

Qual o trabalho que tem mais valor? O da formiga que constrói um formigueiro que ninguém vê ou o da aranha que constrói uma bela teia que está à vista de todos? A teia da aranha solitária que todos vêm e admiram é frágil e efémera. O formigueiro que ninguém vê nem admira abriga e protege as formigas trabalhadoras.

1 comentário:

Els@ disse...

É dificil julgar duas construções com propósitos tão distintos. Seria o mesmo que julgar entre um bunker anti-sísmico e uma ponte. O primeiro é uma obra de construção incrivel que tem por função armazenar/proteger bens/pessoas, enquanto que o segundo tem a função de permitir travessias de bens/pessoas (sobre rios e vales) e, assim, permitir o progresso de uma região. Para não falar de obras espantosas como a Torre Eiffel ou o Atom...
O formigueiro é uma fortaleza, a teia é uma arma de caça. A aranha também constrói fortalezas quando é necessário.
Para além de funções distintas, também não podemos comparar o valor do trabalho empreendido em causa. Uma forminha sozinha não é capaz de construir um formigueiro. Aliás uma formiga sozinha nem saberia sobreviver. A formiga só existe em sociedade, havendo formigas de diferentes tipos, a que correspondem diferentes funções: obreiras, amas das colónias de ovos, soldados e a rainha, entre outros.
A aranha é, ao contrário da formiga, um animal solitário e predador. São várias as técnicas usadas na caça, dentro das variadas sub-espécies de aranhas, dos mais passivos aos mais furtivos. A sua teia é admirada pela sua beleza, geometria, e eficácia, para além do facto de este trabalho sair, literalmente, do corpo da aranha. A sua fragilidade deve-se à proporcionalidade do mundo que a rodeia. O objectivo da teia é capturar outros insectos pequenos, e não animais de maior dimensão. Pequena e frágil aos nossos olhos... mas poderosa e letal para as suas presas.